Entrevista da autora Ana Lemos para o blog Meu Pequeno Vício








Entrevista  concedida a Anny Martins do blog " Meu pequeno Vício"  


1) Você sempre gostou de escrever? Quando você decidiu publicar seu livro e qual a maior dificuldade que você encontrou para consegui publicá-lo?

AL: Olá! Escrever faz parte da minha profissão, o Direito, então sempre tive facilidade em escrever, embora nunca imaginasse há 2 anos atrás que me tornaria uma escritora. Eu comecei a escrever e postar o meu livro no wattpad, onde ele alcançou um público muito expressivo. Eu escrevi o Sempre Foi Você em quatro meses, com capítulos quase diários e alcancei mais de 400.000 leituras, o que acredito que tenha facilitado meu contato com as editoras e, inclusive, poder escolher aquela que me apresentou a proposta mais atrativa em todos os sentidos.

2) Existe algum traço autobiográfico no livro Sempre Foi Você? Ou algum personagem do livro que tenha sido inspirado em alguém que você conheça?
AL: Sim, o Sempre Foi Você tem um pouco da minha vida, algumas fantasias e sonhos, personagens inspirados em pessoas conhecidas e o restante ficou por conta da minha imaginação.

3) Qual foi a sensação de ter seu livro publicado pela Novo Século?

AL: Foi um imenso orgulho saber que fui escolhida entre tantos e excelentes autores que estão lançando seus trabalhos, e poder realizar o sonho de publicar a minha história através de uma das melhores editoras do País.

4) Quais são seus livros favoritos? E seus autores favoritos?

AL: Eu sou uma viciada em leitura, praticamente desde que aprendi a ler, então são muitos meus livros favoritos. Gosto mais dos romances, dos finais felizes, das histórias bem elaboradas e com algum toque erótico, sem exageros. Gosto muito de vários autores brasileiros, porém prefiro não citar nomes para não causar a injustiça de deixar alguém de fora por esquecimento. Autores internacionais também são muitos, mas vou citar alguns que admiro pela forma como conseguem prender o leitor do início ao fim e ainda nos deixar com aquela vontade de querer saber mais: Rachel Gibson, Bella André, Sophie Kinsela, Jennifer Probst, Nora Roberts, Jennifer Lyon, Christina Lauren, E.L. James, J. R. Ward, entre outros tantos.

5) Qual foi o melhor momento que você vivenciou após ter seu livro publicado? E qual é a sua inspiração para escrever seus livros?

AL: A sessão de autógrafos foi muito emocionante, com meus familiares e amigos presentes; e também a primeira vez que vi o meu livro, fisicamente falando, na vitrine da Saraiva, parecia um sonho. Acredito que minha inspiração é o resultado de tudo o que li nesses anos todos, que não foi pouco. Além disso, acredito que escrever é um dom, e que a inspiração está no pacote daqueles que o recebem.

6) Você tem algum novo projeto em mente? Se sim, qual?

AL: Estou finalizando a revisão do segundo livro da Trilogia Amores Traçados e logo depois começo a escrever o último livro. Depois vou continuar a escrever, com certeza, porque tenho muitas ideias em mente.

7) Você já imaginou como seria se seu livro fosse adaptado para o cinema? Quais atores você gostaria que atuassem caso Sempre Foi Você seja adaptado para os cinemas?
AL: Meu amor literário e quem me inspirou na descrição do Marco Salvatore foi o ator Henry Cavill, mas é óbvio que não sonho tão alto. Nunca pensei em uma adaptação para o cinema, até por que sou uma iniciante e prefiro dar um passo de cada vez, manter os pés na minha realidade. O que tiver que ser, vai ser...

8) Você ler mais livros da literatura nacional ou da literatura estrangeira?

AL: Atualmente tenho lido mais livros da literatura nacional, porque depois que me tornei uma escritora conheci muitos autores excelentes e passei a me interessar mais pelo que está acontecendo aqui no Brasil. Mas é claro que sempre estou de olho em livros da literatura estrangeira, porque existem autores que passam a ser quase obrigatórios na minha estante.

9) O que você acha que é preciso para que os brasileiros desenvolvam mais o hábito de ler livros?

AL: Incentivo. Não importa qual o tipo de leitura, mas toda criança deve ser incentivada a ler, inicialmente pela família e depois pela escola e seus educadores. Toda pessoa que lê de forma habitual possui um bom português, tem vocabulário para se expressar e dificilmente vai ter dificuldade com a nossa língua.

10) Qual seu maior desejo em relação ao universo literário?

AL: Que tenhamos cada vez mais autores e histórias para encantar a todos; que tenhamos uma educação voltada ao cultivo do prazer e dos benefícios da leitura.E, acima de tudo, que as editoras invistam na literatura, dando oportunidade àqueles que querem mostrar seu trabalho, e também trazendo autores e obras reconhecidas ao alcance de toda a população brasileira, que infelizmente ainda possui um percentual muito baixo de leitura per capita.

Um comentário