Entrevista da autora Ana Lemos para o Blog Escritos e Livros




Entrevista ao blog da parceira Andresa, "Escritos e Livros"


1) Por que decidiu se tornar escritor?

A. L: Eu amo ler desde muito cedo e com o tempo veio a vontade de escrever minhas próprias histórias e finais felizes, porém somente no início de 2014 iniciei meu primeiro romance – Sempre Foi Você -, que é o primeiro volume de uma trilogia chamada Amores Traçados. Este livro terá sua segunda edição lançada na Bienal deste ano, enquanto que o segundo livro será lançado em novembro/2015.

2) Qual sua maior inspiração para escrever?

A. L: Minha inspiração vem de tudo o que já li no decorrer dos anos e também de cenas e pessoas do meu cotidiano, bem como de lugares que visitei.

3) Já teve uma fase de bloqueio criativo? Se sim como foi que consegui sair dela?

A. L: Tive, foi quando estava muito envolvida com o lançamento do livro físico e não conseguia me concentrar para trabalhar no segundo. Resolvi desistir de escrever nesse período e depois de todo o tumulto passar, voltei a escrever e terminei o segundo livro em poucos meses.

4) Você acredita que as pessoas estão se tornando leitores mais cedo hoje devido ao mercado literário estar bem variado?

A. L: Espero sinceramente que sim, porque o futuro dos jovens está na leitura, na descoberta do quanto a leitura poderá beneficiá-los em termos de conhecimento do Português, vocabulário e até facilidade em descrever fatos. Sempre digo aos meus filhos que aquele que lê, jamais terá dificuldade de ser compreendido.

5) Qual seu escritor favorito e por quê?

A. L: Tenho vários escritores favoritos, tanto nacionais como internacionais, principalmente os autores de romances, meu gênero predileto. Mas, prefiro não citar nomes, por medo de deixar alguém de quem gosto muito de fora da lista.

6) Gosta de produzir ouvindo música? Se sim quais?

A. L:Sempre, quando estou escrevendo meus fones de ouvido são companhia obrigatória. Gosto de vincular determinados personagens ou momentos do livro com músicas específicas, por isso cada livro possui sua playlist própria.

7) Hoje em dia os jovens vem cada vez mais devorando livros e mais livros, No futuro acredita que boa parte da nossa sociedade vai adotar o hábito da leitura com mais facilidade?

A. L:Espero que sim, porque infelizmente o Brasil ainda está numa posição inferior na relação ao número de livros lidos por pessoa em um ano, em torno de 4,7 per capita. Se formos considerar a população brasileira, essa medição é muito baixa. Estamos em grande desvantagem em relação a países muito menores, o que é inadmissível e mostra o quanto ainda podemos melhorar. Essa é uma luta que todos devemos abraçar, ou seja, incentivar a leitura desde a infância, em todas as classes sociais e lutar por bibliotecas públicas bem equipadas e que possam servir àqueles que não possuem condições de adquirir os livros que gostariam de ler.

8) Qual sua relação com seus leitores?

A. L:Tenho uma relação muito estreita com todos e muitos deles tornaram-se grandes amigos e até personagens secundários em meus livros.

9) Sei como é maravilhoso para um escritor ter seu trabalho reconhecido, Como foi saber que livro seria publicado?

A. L:Foi um sonho realizado, porque quando comecei a escrever não tinha a menor pretensão de conseguir publicar através de uma grande editora.

10) Faça ma lista dos seus 5 livros nacionais preferidos.

A. L:Essa resposta vou passar, porque tenho muito mais do que 5 livros nacionais favoritos e não quero deixar nenhum deles de fora, porque seria injusto com suas autoras/autores.

***
Espero que tenham gostado de conhecer mais um pouquinho da autora a Ana tem um blog e se quiserem conferir, o link esta aqui: http://escritoraanalemos.blogspot.com.br/


Muito obrigada Ana pela entrevista, espero que trabalho seja cada vez mais reconhecido ♥ Conhecem a autora? Se sim, deixe nos comentário e comentem sobre as obras dela também!

Nenhum comentário

Postar um comentário