Entrevista da autora Ana Lemos para o Blog Meu Romancee






Entrevista ao blog da parceira Karolayne Reis, "Meu Romancee"


1) Quando nasceu o seu amor pela leitura?
A.L: Nasceu praticamente quando aprendi a ler, porque sou uma viciada em leitura desde criança.

2) Qual (ais) seu (s) gênero (s) preferido (s) ?
A.L: Eu leio de tudo, mas os romances são meus favoritos.

3) Quando seu interesse pelos livros lhe deu vontade de criar sua própria história ?
A.L: Quando percebi que algumas histórias poderiam ter um desfecho diferente; quando sentia falta de mais informações de certos personagens; e também quando comecei a pensar que eu escreveria determinada história de outra maneira. Foi então que resolvi me aventurar e criar minha primeira história.

4) Quando começou a escrever, teve total apoio da sua família ( pai, mãe, marido, namorado, companheiro, etc )
A.L: Sim, sempre tive o apoio de todos, família e amigos, embora muitos não acreditassem que eu fosse chegar a publicar meu livro algum dia.

5) A descoberta do seu dom para a escrita, foi logo exposta a família ou você esperou um pouco para dar a "novidade" ?
A.L: Quando comecei a escrever todos perceberam, até por que trabalho durante todo o dia, então meu horário de escrever sempre foi à noite e aos finais de semana, então não tinha como não perceberem.

6) Qual foi o seu primeiro livro escrito ? Foi publicado na internet ou impresso ?
A.L: Meu primeiro livro foi o Sempre Foi Você, que comecei a escrever e postar no wattpad. Quando finalizei a história recebi as propostas para publicá-lo de forma física, e então assinei contrato com a editora Novo Século.

7) Como faz quando tem um bloqueio e não consegue escrever por um tempo ( horas, dias ou semanas ) ?
A.L: Eu apenas espero esse tempo passar, porque sei que às vezes é melhor você esperar, parar por um tempo, do que sentar e se forçar a escrever o que não está vindo naturalmente como uma inspiração. Certamente vou ter que voltar atrás e apagar ou modificar tudo aquilo. Hoje, por experiência própria, sei que tudo tem seu tempo certo.

8) Qual foi a sensação quando terminou o seu primeiro livro ?
A.L: Foi ótima, porque durante todo o processo de escrita, sempre tive um ótimo feedback dos meus leitores no wattpad, então já sabia que estava escrevendo uma história que agradaria um grande número de pessoas.

9) Atualmente, você deixaria que fizessem um filme baseado no seu livro ? Você deixaria que mudassem alguma coisa ou exigiria que o filme fosse fiel ao livro ?
A.L: Ter um filme de seu livro é certamente um grande orgulho para qualquer escritor, e certamente qualquer diretor também tem seu processo criativo em cima do texto que lhe é apresentado, portanto nunca um filme vai ser 100% fiel ao livro.

10) Quem foi a pessoa que mais te apoiou ?
A.L: Uma grande amiga, que até hoje me acompanha e auxilia em tudo o que for preciso.

11) Quando um jovem diz que não gosta de ler, qual o seu pensamento, pois você de certo modo, vive da venda de livros e se não leem, não compram.
A.L: Sempre fico triste quando ouço uma criança, jovem ou adulto dizer que não gosta de ler, porque certamente essas pessoas não tem noção do quanto a leitura contribui para a nossa formação. Uma criança ou jovem que não possuem o hábito de ler dificilmente terão um bom português, ou, se tiverem, seu vocabulário nunca será tão rico como daquele que lê regularmente. Além disso a leitura ajuda na escrita e no desenvolvimento de textos, porque quando você está lendo, além do enredo da história, toda a construção gramatical daquele texto está gravada em sua memória. E o que se vê atualmente são pessoas que não sabem sequer escrever o português básico, que jamais teria aprovação em qualquer prova que tivesse a língua portuguesa como prova eliminatória.

12) Que dica você dá para jovens escritores, que pretendem seguir carreira na literatura ?
A.L: Acreditem no seu potencial, escrevam suas histórias e, se possível, utilizem o wattpad como forma de colocar o seu trabalho à vista, porque o melhor conselheiro do escritor é o seu leitor e lá você terá a
opinião e também a crítica dos leitores durante o tempo todo, o que é muito construtivo.


13) Qual a sua formação profissional ? Isso interferiu nos seus livros  (na história )?
A.L: Eu sou formada e trabalho com o Direito desde adolescente. De certa forma interferiu, porque minha primeira história tem um pouco do meio jurídico, já que o protagonista é um renomado advogado.

14) Se pudesse escolher entre ler e escrever durante um dia inteiro, qual seria a sua escolha ?
A.L: É difícil fazer essa escolha, porque são duas coisas de que gosto muito e também acredito que sempre tiro algum aprendizado de cada livro concluído, seja uma lição de vida, ou uma lição para quem quer ser escritor.

15) Deixe um recado para os jovens leitores.

A.L: Leiam, muito e sempre, porque a bagagem de cultura adquirida através dos livros é inestimável. Prestigiem os autores nacionais, porque ao contrário do que muita gente ainda pensa, nós temos autores excelentes, tão bons ou melhores do que muitos estrangeiros. Enfim, o mais importante de tudo é ler!

Nenhum comentário

Postar um comentário