Entrevista da autora Ana Lemos ao blog Profissão Escritor





Entrevista ao blog  da parceira escritora Gislaine Oliveira, "Profissão Escritor".




1) Seja Bem vinda ao blog. Muito obrigada por aceitar o convite para a entrevista. Se apresente aos leitores, falando um pouco sobre você.
A.L: Olá. Sou Ana Lemos, 46 anos, casada, com dois filhos, formada em Direito e funcionária pública (trabalho no Poder Judiciário) há anos. Sou uma viciada em leitura, tendo resolvido no início de 2014 começar a escrever minhas próprias histórias (romances), iniciando com Sempre Foi Você, o primeiro livro da Trilogia Amores Traçados que, embora seja uma trilogia não se trata de continuação, mas apenas histórias entrelaçadas, porém independentes.

2) Quando você resolveu escrever e publicar?
AL: Então, resolvi escrever no início de 2014 e postava por capítulos no wattpad, onde tive uma resposta extremamente positiva, tendo terminado o livro com mais de 400.000 leituras em cerca de 4 meses, quando fui contratada pela Editora Novo Século para publicar meu livro.

3) Quais foram as dificuldades encontradas?
AL: Na verdade, tenho que dizer que tive muita sorte, com a repercussão do livro no wattpad, o que certamente ajudou com que eu conseguisse um contrato logo que terminei de escrever o livro. Foi tudo muito rápido. A maior dificuldade é conter a ansiedade em ver o seu primeiro trabalho publicado, um grande sonho realizado e tudo no mesmo ano.

4) Você teve apoio da sua família?
AL: Sempre tive apoio total da minha família, pois trabalho oito horas por dia e escrevo à noite e aos finais de semana, então eles foram muito importantes nesse processo todo, compreendendo quando eu ficava completamente ausente na frente do meu computador.

5) Você trabalha apenas como escritor, ou tem outra profissão?
AL: Sou formada em Direito, fui assessora de juíza de direito por mais de 10 anos e hoje sou chefe de cartório, por nomeação. Como já disse, a escrita começou como um hobby, uma válvula de escape para o estresse do trabalho e agora tomou uma dimensão em que está ficando difícil conciliar as duas coisas. Mas, ainda consigo tempo para tudo.

6) Conte um pouco sobre seus livros. De onde vem as ideias?
AL: Eu já li dezenas de livros, principalmente romances, que são os meus preferidos, então vai existir inspiração de algum livro ou personagem que me marcou mais. Nessa trilogia existem personagens inspirados em amigos, outros pura ficção e outros com os quais me identifico para caramba.

7) Sempre Foi Você faz parte de uma trilogia. No fim do livro, temos um gostinho do próximo. Você já tem data para o lançamento?
AL: O segundo livro está praticamente pronto, em fase final de revisão e deve ir para a editora até o mês de abril, porém o lançamento depende do cronograma da editora.

8) Tem algum escritor que seja sua inspiração?
AL: Não tem nenhum em especial, mas tenho vários autores que nunca deixo de ler tudo o que for lançado, porque são meus preferidos, tanto nacionais, como internacionais.

9) Tem algum personagem favorito (dos seus livros)? Nos conte um pouco sobre ele.
AL: Eu gosto de todos meus personagens, porque na verdade depois que você os cria parece que passam a fazer parte da sua vida, mas Lucy é um personagem muito especial, porque ela carrega muito da minha personalidade, dos meus sonhos e gostos pessoais.

10) O que você acha do mercado editorial brasileiro atual. Você acha que os autores estão ganhando mais visibilidade?
AL: Acredito que o cenário do mercado editorial brasileiro tem melhorado de forma significativa, embora ainda esteja longe do ideal. As editoras estão investindo no lançamento de novos autores e no apoio daqueles que já conseguiram seu lugar ao sol. No entanto, falta seriedade e idoneidade a muitos leitores brasileiros quando distribuem gratuitamente em grupos do facebook as obras de autores brasileiros, que estão suando para conseguir realizar o sonho de publicar suas obras. Sou totalmente contra esse tipo de conduta, que deveria ser seriamente coibida, pois trata-se de crime.

11) Qual conselho você dá a quem está começando a escrever?
AL: Meu conselho é: corram atrás dos seus sonhos, porque sempre vale a pena fazer aquilo que você gosta. Usem as plataformas de leitura on line, que são uma ótima vitrine para aqueles que estão iniciando, pois os leitores são fantásticos, sempre incentivando, dando conselhos. Há críticas também, mas estas muitas vezes são bem importantes para quem está iniciando uma jornada como esta.

12) Deixe um recadinho para convidar os leitores a conhecerem seu trabalho.
AL: Bem pessoal, o meu trabalho foi feito com muito amor e acredito que vai agradar a quem estiver disposto a ler. O feedback que tive até agora dos meus leitores e parceiros de divulgação é muito positivo, e por isso não penso em parar de escrever após o término da trilogia. Ao contrário, acredito que terei a escrita como companhia por muitos anos. Sempre Foi Você trata-se de um romance leve e divertido, com uma pequena pitada de erotismo e personagens inesquecíveis

Nenhum comentário

Postar um comentário