Entrevista da autora Ana Lemos para o Ig Livros da Moda






Entrevista concedida a Rafael Contreiras do Instagran literário " Livros da Moda"


1) Com quantos anos você começou a escrever?

AL: Comecei a escrever há um ano e meio, ou seja com cerca de 44 anos


2) Como você percebeu que seu destino era ser escritora. Sua família te apoia?

AL: Sou uma viciada em leitura desde que aprendi a ler; escolhi cursar a faculdade de Direito, que também exige bastante leitura e depois de formada fui trabalhar como assessora de uma juíza de Direito, elaborando pareceres e documentos, o que me ajudou muito a conseguir relatar os fatos cotidianos. A vontade de escrever veio com o passar do tempo, quando terminava algum livro e pensava "se eu tivesse escrito, com certeza teria feito diferente". Até que chegou um dia que resolvi começar a contar minhas próprias histórias. E, sim, minha família me apoia em tudo.

3) Quais eram seus passatempos que te levaram a querer contar histórias?

AL: O que me levou a escrever foi a paixão pelos livros.

4) De onde vêm os seus personagens? São inspirados em pessoas reais, em fatos ou é pura e simplesmente inspiração momentânea?

AL: Meus personagens são um misto de tudo um pouco, ou seja, já criei personagem com perfil de amigos, de conhecidos, ou com alguma semelhança com algum personagem.

5) No começo, que tipo de escritor/livro te influenciou? E agora?

AL: Sempre gostei de romances, de finais felizes. Também leio drama, ficção, no entanto, sou uma romântica incurável. Gosto da atual pegada erótica dos livros que vieram após o fenômeno dos 50 Tons de Cinza, porém acho que tudo deve ter um limite. Alguns autores acabam escrevendo pornografia com um pouco de romance, ou seja, o livro todo narra cenas de sexo, sem uma história, sem uma trama que acrescente algum sentido ao livro ao seu final. Não é uma crítica, pois têm gosto para todos os tipos livros, porém eu particularmente não gosto de livros no qual o sexo é o principal tema, eu gosto de conhecer os personagens, de interagir com eles, de sentir a falta deles ao final da história. Isso é o que me encanta nas histórias.

6) Qual de suas obras/personagens é seu favorito? porque? o que ele significa para você?

AL: "Sempre Foi Você" é o meu favorito, por ter sido o primeiro e por ter na história um personagem que tem muito em comum comigo, embora tenha muito carinho por todos os personagens que já criei.

7) Quais são seus livros/autores/personagens favoritos e porque?

AL: Eu tenho dezenas de livros favoritos. Não vou citar autores brasileiros, porque são muitos e não quero deixar ninguém de fora injustamente. De autores internacionais, adoro os livros de Rachel Gibson, Bella André, Jennifer Probst, Jennifer Lyon, J R Ward, E.L. James e tantos outros.

8) Que dica você daria para quem esta começando ou pensa em ser escritor(a)

AL: Acredito que todos devem correr atrás dos seus sonhos. A plataforma do wattpad é uma grande vitrine para quem quer escrever e conhecer a opinião dos leitores sobre seu potencial. Foi onde eu comecei.

9) Quantos Anos/Meses você leva para escrever um livro?

AL: Eu escrevi o "Sempre Foi Você" em 4 meses, foi praticamente uma loucura, porque a história estava pronta na minha cabeça e os leitores do wattpad vibravam com a publicação quase diária de novos capítulos, sempre dando sugestões e incentivando. Nesses quatro meses eu tive mais de 400.000 leituras, foi muito gratificante.

10) Quando você começou a escrever, o que afetou na sua vida, e como você enfrentou isso?

AL: No segundo livro não consegui manter o mesmo pique, porque assumi outro cargo em meu trabalho (no Direito), que passou a exigir mais tempo de mim, além de todos os detalhes envolvendo o lançamento e divulgação do primeiro livro. Estou finalizando o segundo livro agora, o qual esteve "na espera" por alguns meses, até que eu pudesse me organizar no trabalho, no lançamento do SFV e um período de férias, onde finalmente pude voltar a ler um pouco mais, o que já estava me fazendo falta


Nenhum comentário

Postar um comentário